Os traços da arquitetura brutalista encontram-se em obras pelo mundo todo. Sua estética crua destaca pilares, um visual de obra inacabada e o conceito puro da arquitetura: a construção de espaços de forma organizada e ordenada para acomodar atividades humanas.
A arquitetura brutalista é uma inspiração para decoradores e arquitetos, deixando ambientes comerciais e residenciais com um charme a mais. O estilo foi muito utilizado até meados da década de 1980, e agora volta como tendência e fonte de inspiração.
O brutalismo surgiu nesse meio, derivado do termo “béton brut”, traduzido como “concreto bruto”. A origem francesa do estilo revela a participação de um dos principais mentores da arquitetura do século XX, Le Corbusier.
De maneira geral, os prédios pertencentes a esse estilo são construções imponentes e de grande porte, com desenhos arrojados, caracterizados principalmente por ângulos, módulos e formas geométricas. Estruturas suspensas — com recortes inusitados, muitas vigas, fachada tomada pelo concreto e algumas aberturas cobertas por vidros — completam a variedade das construções.